Crossfit

O que é

CrossFit é uma modalidade que vem crescendo muito nos últimos anos, por seu dinamismo e funcionalidade. É um programa de força e condicionamento físico que tem como base os movimentos do levantamento olímpico (levantamento de peso) e da ginástica, combinados com atividades cardiorrespiratórias, promovendo melhora em todas as valências físicas do corpo: resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Acessível a todas as idades e a qualquer nível de condicionamento físico, em apenas uma hora de aula por dia o aluno já sente todos os benefícios dessa atividade. O número de adeptos ao esporte aumenta a cada dia, visto que nenhum dia é igual ao outro, impossibilitando, desta forma, a monotonia. Você supera diariamente seus limites e fica preparado para qualquer desafio da sua vida.

Como começar

Para iniciar a prática do CrossFit e a mudança de vida é muito simples: basta você ligar, mandar um e-mail ou aparecer em nosso box para fazer uma aula experimental. Tenho certeza de que, como nós, você também vai se apaixonar!

Benefícios

Resistência Cardiovascular

Resistência Cardiovascular e Respiratória é o desempenho do coração, pulmões e sistema circulatório para um suprimento eficiente de oxigênio e nutrientes para os músculos trabalharem. No CrossFit, as atividades mais usadas para esse fim são corrida, remo, pular corda e bike.

Resistência muscular

Resistência muscular é a habilidade de um grupo de músculos de exercer um esforço por um extenso período. No CrossFit, todos os exercícios com carga baixa e várias repetições, trabalham essa habilidade.

Força

Força é à capacidade dos músculos de exercer tensão. No CrossFit, ela não é trabalhada de maneira isolada como na musculação. O corpo é visto como um todo e a força começa no centro do corpo (core) e vai até as extremidades.

Flexibilidade

Flexibilidade é uma habilidade física que, apesar de ser frequentemente negligenciada, é muito importante para a otimização de todos os movimentos funcionais. É a capacidade de maximizar a amplitude de movimento de uma articulação específica. No CrossFit, quanto melhor a flexibilidade, melhor será a execução dos movimentos e a aplicação da força.

Potência

Potência é a capacidade de aplicar força máxima em um tempo mínimo. Ela é trabalhada com exercícios de alta intensidade. No CrossFit, treinamos a potência nos exercícios de arranco e agachamento.

Velocidade

Velocidade é a capacidade de mover-se mais rápido em menos tempo. No CrossFit, ela está diretamente ligada à agilidade e à potência. A velocidade é trabalhada em praticamente todos os treinos do CrossFit, não só nas corridas curtas, mas também no levantamento de peso, ginástica, remo, corda, etc.

Coordenação

Coordenação é a capacidade de combinar vários padrões de movimentos distintos em um único movimento individual. É uma habilidade fundamental para os praticantes de CrossFit, pois há um grande número de exercícios complexos que exigem muita concentração. A notícia boa é que ela melhora com o treino.

Agilidade

A agilidade é fundamental tanto para a prática de esportes quanto para a vida de todos. É a capacidade física que permite mudar de posição no menor tempo possível e fazer a troca rápida de um movimento para o outro. No CrossFit, é a agilidade também é treinada diariamente em praticamente todos os exercícios.

Equilíbrio

Equilíbrio é a habilidade de manter o centro do corpo dentro da base de sustentação. Esta também é uma capacidade básica para o CrossFit, pois a maioria dos movimentos mudam constantemente o centro de gravidade do corpo, fazendo com que o atleta tenha que se reequilibrar na nova postura.

Precisão

Precisão é a capacidade de controlar o movimento em uma direção e/ou uma intensidade específica. Estes movimentos exigem muita concentração. Um exercício básico do CrossFit que exige muita precisão, é o wall ball (bola na parede), onde o atleta tem que acertar a bola no alvo partindo de um agachamento.